Google

Setembro 2, 2015

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Ontem, a Google mudou o seu logótipo. De um dia para o outro surgiu uma nova cara e foram explicadas as razões. Mas afinal, o que é um logótipo e porque é tão importante?

Por definição, é “um conjunto de letras e/ou imagens, com design que identifica, representa ou simboliza uma entidade, marca, produto ou serviço”. Nós vamos mais longe.
Um logótipo é “a” imagem. É tudo aquilo que se pretende transmitir logo na primeira interação. Um logótipo é o primeiro elemento com o qual se toma contacto. E, na verdade, pode ser a partir dele que decidimos ir ou não ir, comprar ou não comprar, usufruir ou não. Transmite confiança, empatia e até mesmo um estilo de vida.

É por isso que muitas vezes dizemos “aquele restaurante não faz o meu género” ou “este hotel é demasiado clássico para mim”. É do logótipo que tudo nasce. Quando trabalhamos um conceito, pensamos no que ele transmite. Ao pensar no que transmite, pensamos como o podemos transmitir.

Mas é também importante referir que um logótipo deve acompanhar toda a extensão da marca. No caso da Google, ao longo dos anos o logótipo foi acompanhando as diferentes extensões. Ontem apresentaram-nos uma solução que permite ir de encontro às novas necessidades dos consumidores. Estudaram letra, tamanhos, a forma como é apresentado em diferentes formatos: pc’s, tablets, smartphones. Num mundo cada vez menos estanque torna-se cada vez mais importante para o público percepcionar a capacidade que cada empresa em para se adaptar.

Um bom logótipo é um bom exercício de criatividade que permite transformar uma grande identidade em poucos elementos.

Nós ficámos fãs das alterações da Google e deixamos o vídeo que resume em segundos o poder de uma marca:

Evolving the Google Identity

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